Atualizado em 01/09/2016

Primeira Vez num Campo de Férias

Ao longo dos anos, e com a nossa experiência, a maneira mais fácil de integração de uma criança é mantê-la ocupada com um programa muito dinâmico, envolvente e com muita diversão. Nunca tomamos como garantido a adaptação do seu filho ao campo. Ele será vigiado de perto e encorajado a criar novos amigos para uma melhor integração. Fazemos os possíveis para que esta experiência seja fácil e cheia de aventura.

Dicas úteis na preparação do seu filho para participar num Campo de Férias:

  1. Encoraje a independência do seu filho sempre que possível. Experimente deixá-lo ficar em casa de um amigo ou um fim-de-semana na casa dos avós. Será um bom exercício para a sua preparação;
  2. Não o deixe sentir ansiedade ou preocupação da sua parte;
  3. Converse com ele sobre o assunto e fale com entusiasmo. Lembre-se que ele vai beneficiar muito com esta experiência;
  4. Proponha um amigo para o acompanhar nesta aventura. Mais tarde poderão os dois relembrar com entusiasmo o acontecimento;
  5. Saudades… Sim, é muito natural e até é saudável. Será um bom exercício para que no futuro o seu filho consiga ultrapassar este sentimento. Dará maior valor a tudo o que tem. Ajude-o a não desistir do campo por esta razão! Não o suborne, a recompensa será a vitória conseguida e a sua nova autoconfiança e independência;
  6. Envie-lhe, na mala, um item pessoal (Ex.: o seu ursinho ou almofada!)
  7. Não se sinta culpado/a por o enviar nesta aventura. Lembre-se que é um passo importante no crescimento do seu filho, é um complemento da sua educação. Mais tarde ele vai agradecer-lhe!
  8. Sinta-se à vontade para falar abertamente com a diretora do campo ou o/a monitor/a responsável. Fale as vezes que precisar para se assegurar que tudo está bem.

 

Considerações Gerais

Onde fica a My Camp?

A MyCamp fica em pleno Ribatejo, mais concretamente em Vale da Pinta, concelho do Cartaxo, distrito de Santarém. A viagem de Lisboa faz-se pela A1, com saída em Aveiras e demora cerca de 45 minutos. É muito fácil encontrar a quinta, basta seguir as nossas instruções.

Qual a idade ideal para inscrever o meu filho?

Só os pais é que saberão responder a esta questão. Conhecendo o seu filho saberá a altura ideal para o inscrever. Se tiver alguma dúvida é preferível esperar mais um ano para garantir que ele não vem contrariado. No entanto, a nossa opinião é que quanto mais cedo mais fácil será a adaptação. Os nossos programas foram criados para crianças e jovens dos 6 aos 17 anos, sendo adaptados a cada faixa etária.

Como posso inscrever o meu filho no campo de férias?

A inscrição deverá ser realizada através do preenchimento do formulário de reserva que aparece neste site ou então poderá contactar-nos diretamente através de qualquer um dos nossos canais de comunicação. As inscrições são registadas por ordem de reserva. Desta forma, aconselhamos que faça a inscrição com a maior brevidade possível de forma a garantir o lugar do seu filho no campo de férias.

Como são realizados os pagamentos da inscrição?

O pagamento é realizado no ato da inscrição e na chegada ao campo de férias. Será cobrado 80€ no ato da reserva e o restante valor será pago no dia de chegada ao campo de férias. O pagamento poderá ser efetuado por transferência bancária, em numerário ou cheque. Não dispomos de multibanco.

 

Ver Procedimento de Reserva
Alguma dúvida, contacte-nos.

Caso o meu filho não possa participar no campo de férias, posso reaver o pagamento da reserva?

Se o seu filho não puder participar no campo de férias:

  • Não haverá reembolso para desistências com 30 dias úteis anteriores ao início do campo de férias;
  • Desistências entre 30 a 45 dias úteis anteriores ao início do campo de férias – 50% de reembolso;
  • Desistência com 45 dias úteis ou mais anteriores ao início do campo de férias – reembolso total;
  • Em caso de força maior, justificada, com o mínimo de uma semana de antecedência ao início da atividade haverá reembolso total.

 

O cancelamento do campo de férias dever ser efetuado através do envio de um e-mail para geral@mycamp.pt. Devem ser indicados os dados pessoais do participante e o IBAN para o qual deverá ser feito o reembolso, caso tenha direito ao mesmo. O montante correspondente ao reembolso será transferido para o IBAN indicado no último dia do mês seguinte ao da notificação do cancelamento.

Como é composto e organizado o campo de férias?

O nosso campo de férias é constituído por uma diretora, um coordenador de monitores e monitores. A equipa de monitores é responsável pela dinâmica do campo, das atividades e pelos cuidados básicos do seu filho. Cada monitor é responsável por um grupo de participantes, formado com base na faixa etária. Todos os nossos monitores têm formação adequada, assim como experiência na área, tendo sido preparados e cuidadosamente selecionados para o efeito. A equipa do staff é responsável por preparar e servir as refeições, pela limpeza e manutenção das instalações.

Os monitores têm formação?

Todos os anos existe uma formação interna de monitores de Campos de Férias. Ao longo do tempo fomos criando uma equipa de trabalho coesa e unida, embora estejamos sempre recetivos a novos monitores com capacidades físicas e psíquicas para cooperar connosco. Os monitores MyCamp têm conhecimentos específicos nas mais variadas áreas: artísticas, desportivas, musical, psicopedagogia, etc. Todos os monitores apresentam-se, obrigatoriamente, com currículo, registo criminal e atestado médico a comprovar robustez física e psíquica.

Como posso contactar com o meu filho durante o campo?

A hora para a receção de telefonemas será estipulada pelo coordenador, tendo este, por sua vez, que facultar esta informação bem como os contactos dos monitores no dia do início do Campo de Férias. Os encarregados de educação podem entrar em contacto com os seus educandos através dos telemóveis dos mesmos ou do contacto dos monitores e/ou coordenador.

O que deve levar o meu filho para o campo de férias?

É muito importante que o seu filho traga roupas confortáveis, vestuário e calçado de desporto para atividades ao ar livre e algumas roupas quentes para as atividades da noite. Na última noite será realizada a noite de gala, por isso recomendamos que traga uma roupa mais elegante, com que o mesmo se sinta confortável, que será guardada especialmente para essa noite.
É necessário que traga:

  • lençol de baixo, saco cama e fronha (caracter obrigatório);
  • roupa de banho, toalhas para a piscina, chinelos, um chapéu, protetor solar, repelente de insetos e necessaire com produtos de higiene pessoal (champô, gel de banho, escova e pasta de dentes, etc.).

O que é que o meu filho não pode levar para o campo?

Não é permitido trazer qualquer tipo de aparelho eletrónico (ipad, ebooks, ipods…) ou objetos de valor. Queremos que o seu filho usufrua dos momentos de tempo livre e que socialize com os outros participantes.

É proibido trazer isqueiros, fogo-de-artifício, facas, jogos, etc. Também não é permitido fumar ou beber bebidas alcoólicas no campo. Desaconselhamos ainda uso de roupas de marca, uma vez que em muitas das atividades que realizamos os participantes se sujam com frequência.

A My Camp não se responsabiliza por quaisquer danos, estragos ou roubos durante a realização do Campo.

Onde irá dormir o meu filho?

O alojamento na MyCamp é feito em regime de camarata com beliches e casa de banho privativa. Nas camaratas os participantes são divididos consoante o género e a faixa etária.

Têm seguro?

O Seguro que dispomos é o exigido pela Portaria 629/04. As entidades organizadoras de campos de férias são obrigadas a celebrar um contrato de seguros de acidentes pessoais e de grupo.

Características do Seguro:

  • Morte, para participantes, com idade igual ou superior a 14 anos;
  • Invalidez permanente;
  • Despesas de tratamento;
  • Despesas de funeral.

Como funcionam as visitas para os encarregados de educação?

Os encarregados de educação têm a oportunidade, mediante marcação, de visitar a Quinta antes da entrada no Campo, ou então no dia de início do mesmo. No entanto, desaconselhamos as visitas durante o período das atividades, uma vez que tal poderá comprometer a relação e o trabalho estabelecido pelos animadores. Caso os encarregados de educação queiram levar a efeito esta visita, terão que combinar previamente com a Direção a hora e data de encontro.

Apenas o encarregado de educação, ou alguém nomeado por si em registo escrito, assinado e com a devida identificação, terá autorização de levar o participante a sair das instalações.

O que acontece quando as coisas não correm tão bem?

Sim, estas situações acontecem. Perder algum objeto pessoal, um desentendimento entre amigos, pais que não conseguem, por algum motivo, falar com os seus filhos, etc. Em qualquer caso, não hesite em contactar-nos. Aconselhamos que os contactos sejam realizados no decorrer do campo para que a situação se possa resolver com brevidade.

Como é organizado o dia de chegada e partida do campo?

A entrada no campo é ao domingo entre as 15h00 e as 18h00. No dia de chegada ao campo, o seu filho será apresentado à equipa de monitores, podendo ser esclarecidas todas as dúvidas. De seguida, será acompanhado ao quarto para deixar os seus pertences.
A saída do campo é ao sábado às 11h00. Durante a manhã será realizado um momento de distribuição de prémios e entrega de diplomas de participação.

É necessário levar dinheiro para o campo?

Temos à disposição uma lojinha onde o seu filho poderá adquirir brindes (pulseiras, t-shirts, sweatshirts, etc.), assim como gelados, chocolates e bolachas.
Recomendamos que traga um envelope, devidamente identificado, e que terá de ser entregue no check-in no dia de chegada.

Tenho que ir levar e buscar o meu filho ao campo ou há algum serviço de transporte?

Os encarregados de educação devem acompanhar o seu educando ao campo para que possa existir troca de informações com os coordenadores e monitores, entrega dos contactos telefónicos dos mesmos e, se desejarem, visita às instalações.
No último dia, caso os encarregados de educação não possam estar presentes, terá que ser entregue uma autorização a informar a pessoa responsável pela saída do participante do campo.

Comportamentos Anómalos:

São proibidos objetos e atitudes perigosas ou violentas. A equipa pedagógica deverá estar sempre de acordo relativamente às medidas a adotar face a um comportamento deste tipo.
São tidos como comportamentos anómalos todos aqueles que fujam à normalidade, suscitem preocupações por parte da equipa pedagógica, desconforto dos outros participantes e possam colocar em perigo o bom funcionamento do campo.

As regras a seguir durante a realização do campo deverão ser apresentadas pela equipa a todos os participantes desde a primeira hora. A equipa pedagógica comunicará sempre aos pais/encarregados de educação este tipo de comportamentos. Depois de reunida, a equipa pedagógica reserva-se no direito, em casos muito graves, de encaminhar o participante para casa, dispondo os pais/encarregados de educação de um prazo de 12 (doze) horas para virem buscar o participante. Felizmente, estas situações são muito raras na My Camp. No entanto, se assim for, não haverá qualquer reembolso. Os casos classificados como menos graves terão sanção decidida em conselho de equipa pedagógica e nunca serão deixados em claro.

Benefícios

As metodologias utilizadas pelos campos de férias são delineadas para promover as aptidões de socialização e para ajudar a criança ou jovem a lidar com situações do mundo real

Os encarregados de educação desejam o melhor para os seus filhos, que sejam felizes, que tenham sucesso, boa saúde, capacidade para se entenderem com os outros, para resolverem problemas e, fundamentalmente, que construam uma boa opinião sobre si próprios.

As crianças precisam de autoestima, autoconfiança e independência, assim como aperfeiçoar as suas aptidões pessoais. A experiência proporcionada através da participação num campo de férias oferece um ambiente longe de distrações, de pressões e, em alguns casos, de ambientes hostis da cidade. Todos estes passos são fundamentais no caminho de qualquer criança para uma vida saudável e produtiva.

 

Os campos de férias são para todos! Deixe o seu filho viver esta aventura!

 

Um Campo de Férias faz mais do que só manter a criança ou jovem ocupado, o mesmo tem um impacto positivo no seu desenvolvimento.

Está provado que os principais benefícios na participação de Campos de Férias são:

  1. Aumento de autoconfiança e autoestima;
  2. Proporcionam um local seguro;
  3. Oportunidade de novas amizades;
  4. “Aprender a relacionar-se com as pessoas a um nível mais profundo do que na escola ou no quotidiano, porque se vive em conjunto e conhecem-se melhor uns aos outros…”
  5. Estar a conviver num ambiente de emoção, entusiasmo, amizade e camaradagem

 

A participação em Campos de Férias é reconhecida como benéfica por profissionais do desenvolvimento da criança uma vez que são considerados extremamente importantes e com grande valor pedagógico, sendo que ajudam a criança a amadurecer nos vários domínios: social, emocional, intelectual, moral e físico. De acordo com a American Camp Association a participação em Campos de Férias é cada vez mais um meio para que os participantes possam expandir os seus talentos, interesses e valores e ainda melhor a sua capacidade de relacionamento com os outros.

O reconhecido psicólogo Dr. Robert Ditter, especializado no tratamento de crianças e jovens, refere que os campos de férias ajudam a desenvolver a inteligência emocional. O psicólogo afirma, ainda, que os campos de férias contribuem para o desenvolvimento de três competências baseadas na emoção:

  1. Cognitivo (EQ – Emotional Quotient);
  2. Social (EQ);
  3. Emocional (EQ).

Estas competências não podem ser ensinadas da maneira convencional, mas podem ser incutidas através de situações que permitam passar pela vivência da experiência.

 

As etapas de construção para a autoestima são: pretender, aprender e contribuir. Os Campos oferecem oportunidades únicas para o sucesso da criança nestas três áreas vitais, mesmo fora de casa e da escola.

Michael Popkin, PhD, Terapeuta da Família e fundador de Active Parenting

O maior “Plus” do Campo é que estes ajudam os jovens a descobrir e explorar os seus talentos, interesses e valores. A maioria das escolas não satisfaz essas necessidades. Os miúdos que frequentam os Campos de Férias acabam por ser mais saudáveis e têm menos problemas que nos afetam a todos.”… “No Campo de Férias as crianças aprendem a resolver problemas, a fazer ajustamentos sociais com as pessoas novas e diferentes, aprendem a ser responsáveis e ganham novas aptidões para o aumento da sua autoestima.

Peter Sales, Ph D, notável escritor e educador, pertencente ao The Search Institute

Alimentação

Sempre que, por questões de saúde, um dos participantes necessite de uma dieta especial os nossos serviços estão aptos para tal situação.

A My Camp orgulha-se de ser reconhecida pelos seus clientes, desde a sua existência, no que respeita à alimentação. Seguimos os mais altos padrões recomendados por nutricionistas em qualidade, variedade e quantidade.
As nossas ementas são cuidadosamente elaboradas com a aprovação da Nutricionista Dr.ª Teresa Mendrico e são concebidas a pensar, tanto quanto possível, no gosto dos nossos participantes.
O peixe e a carne são servidos todos os dias, variando equilibradamente e evitando os fritos. Os frescos são entregues à porta da Quinta, evitando a perca de qualidade no transporte. A My Camp tem um contrato permanente de certificação alimentar com uma empresa de HACCP para manter as exigências requisitadas na legislação.
A equipa da cozinha e de assistência tem formação de manuseamento de alimentos, organizada pelos serviços da HACCP.
A nossa cozinheira, a D.ª Emília, trabalha há muitos anos na empresa, sendo constantemente elogiada tanto pelos participantes como pelos professores e organizadores de grupos.

Segurança e Cuidados Médicos

Na My Camp a segurança das crianças e dos jovens é a nossa prioridade.

Supervisão e Segurança são parte integrante da nossa operação diária.

Todas as atividades são supervisionadas por técnicos especializados/animadores e os nossos espaços correspondem às exigências requeridas pelas entidades reguladoras.

Temos alvará de Campos de Férias, n.º 72/2012/DRLVT emitido pelo IPJ (Instituto Português da Juventude), e de Animação Turística, n.º 44/2007 emitido pela DGT (Direção Geral do Turismo). Todos os participantes encontram-se abrangidos por um seguro de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil.

Segurança 24 Horas

A Quinta da Broeira possui 10 hectares vedados na sua totalidade com uma entrada, de portões automáticos, vigiada e controlada. Para maior segurança foram colocadas, em pontos estratégicos, câmaras de videovigilância controladas por um monitor central. Tendo os alvarás exigidos pela legislação, a Quinta está munida com detetores de incêndios, extintores, saídas de emergência, placas luminosas, ponto de encontro e alarme contra assaltos.

A My Camp tem contratos com HACCP – Segurança Alimentar, Controlo de Pragas e Medicina, Higiene e Segurança no Trabalho.
As piscinas da MyCamp são devidamente vedadas e encerradas fora das horas de uso. Na entrada das mesmas existe um placar com uma lista de regras para relembrar o bom uso e segurança da mesma.

Cuidados Médicos

A Quinta da Broeira está localizada a 2 km do Centro de Saúde de Pontével, com médicos e enfermeiros sempre presentes durante o horário laboral e a 15 km do Hospital Distrital de Santarém que possui uma pediatria de urgência, recentemente renovada, independente do banco hospitalar.

Durante os Campos de Férias, fazemos questão de ter sempre presente pessoal formado em Primeiros Socorros aptos a tratar de situações ligeiras. Temos ainda um Enfermeiro/a da Cruz Vermelha Portuguesa durante a semana, ao longo da época alta, numa enfermaria devidamente equipada e com o apoio da mesma. Em caso de necessidade de toma de medicamentos, os mesmos só são administrados com o consentimento dos encarregados de educação.

Os Centros de Saúde, Bombeiros Municipais, PSP e GNR locais são sempre informados do início e termo de cada Campo de Férias.

Na ficha de inscrição do participante deverá constar qualquer informação que os encarregados de educação considerem relevante ou necessária. Esta informação é totalmente confidencial. Sentimo-nos capazes de resolver praticamente todas as situações se avisados antecipadamente. Todas as situações são tratadas com grande sensibilidade, assegurando que o participante nunca se sinta envergonhado ou constrangido.

No dia de chegada ao Campo de Férias, todos os medicamentos que os participantes trazem são entregues ao Coordenador da respetiva faixa etária e guardados num local seguro. Estes medicamentos para além de constarem na ficha de inscrição devem ser identificados com o nome do participante e com as respetivas instruções de uso.

Se, por qualquer razão, houver necessidade de algum participante ser levado ao centro de saúde/hospital, os encarregados de educação serão informados da situação.

No que diz respeito à higiene todos os participantes são supervisionados para manterem a sua higiene pessoal. A nossa política é que todos tomem um duche diário e lavem os dentes!